terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O CATEQUIZANDO E A CATEQUESE



Porque a catequese oferecida pela comunidade é importante mim?

A catequese oferecida pela comunidade é importante para você porque o ajuda a abrir o coração e a mente para Deus, para o próximo, para você mesmo e para o universo. Ao abrir o coração e a mente, você se deixa amar e dispõe-se a amar as pessoas, a adorar a Deus a a usar com responsabilidade as coisas deste mundo.


Qual o significado da palavra “catequese”?

Apalavra catequese é de origem grega e significa “o ato de instruir”, de ensinar a doutrina e de aprender os mistérios da fé. Catequizando, portanto, é aquela pessoa que se dispõe a acolher os ensinamentos de Deus, transmitidos pela igreja, por meio dos catequistas.



Como a catequese pode me ajudar a estar a serviço da comunidade?

A partir da catequese, e das diversas atividades resultantes dela, você irá descobrindo as muitas possibilidades de serviço existentes na sua comunidade. Sonde o seu coração, peça as luzes do Espírito Santo, e vá em frente! Peça orientação ao seu catequista: ele poderá ajuda-lo a discernir onde e como você atuará. Quando completar a catequese para confirmação (crisma),você entendera que estar a serviço dos outros não é uma questão de opção e sim uma exigência do ser cristão. Quem se dispõe a ser seguidor (discípulo) de Cristo, deve viver para servir, e não para ser servido.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

AS QUATRO VELAS DO ADVENTO E SUAS CORES



AS QUATRO VELAS
Rito - Na celebração eucarística, um pequeno rito pode ser colocado no início da celebração, liturgia da palavra ou qualquer outro momento conforme o designar o celebrante. O acender das velas, normalmente é aberto com a bênção das velas, canto e oração própria.  Seria também muito próprio fazer, em nossas casas,  uma breve oração e acendimento das velas nos Domingos que antecedem o natal.

1º Domingo do Advento - Acende-se a  PRIMEIRA VELA
A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal,  onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a  humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda  nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

2º Domingo do Advento - Acende-se a  SEGUNDA VELA

A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.

Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

3º Domingo do Advento - Acende-se a  TERCEIRA VELA (Rosa)
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus.  A cor litúrgica de hoje, o rosa,  indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette,  onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

Oração:
Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto"

4º Domingo do Advento - Acende-se a  QUARTA VELA
A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador,  nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e  também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador. 

Oração:
Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo;  abra-se a terra, e brote o Salvador!

COROA DO ADVENTO

 
Temos o antigo costume de acender as quatro velas das chamadas "Coroas do Advento". As cores das velas não são definidas por regra litúrgica, podendo as mesmas serem usadas conforme a idéia de cada um. No caso da Coroa do Advento da nossa Igreja Matriz, explicarei a seguir o significado de cada um de seus itens:
A Coroa significa o mundo em que vivemos, a união dos povos, enfim, uma só nação. As folhas verdes significam a esperança, a fortaleza e a perseverança. As velas simbolizam a luz do Cristo ressuscitado, como vida nova e luz para o mundo. A vela vermelha simboliza o profeta Isaías, que profetiza um mundo novo, que surgirá quando soubermos acolher, viver e praticar a boa nova. A vela verde simboliza São João Batista, que convida todos a conversão, para permitir que o Messias se manifeste, e que o mundo novo possa surgir. A vela roxa simboliza Jesus Cristo, que diz: "É feliz aquele que escuta a voz de alguém como João Batista, que aponta para o caminho, a verdade e a vida." E a vela branca simboliza a Mãe de Deus, Santa Maria. Ela é a obra prima, pois tudo nela é obra do onipotente. É chamada cheia de graça, e é esta mesma graça que Deus quer dar em plenitude a todos nós.